Saturday, June 7, 2008

Hey Joe



Jimi Hendrix | 1942.1970 | Hey Joe | 1967

O tema que se associa de imediato a uma voz maior da música do século passado. Um clássico, pois.

Friday, June 6, 2008

mercado negro


weather report | black market | 1978

Sexta, mais uma. A última desta semana, pudera. Fiquemos pois a experimentar um fim-de-semana que nos promete ser quente e limpo. Assim seja e que a música esteja connosco, como está. Da melhor, como sempre foi. Ouçam, como dizia o nosso cançonetista da ocasião. Até depois.

Thursday, June 5, 2008

a carta

Porto, 04 de Junho de 2008

Estimado Presidente do FCP,

Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa,

Confesso que até ser mãe sabia apenas vagamente o que era o Futebol Clube do Porto; era o Clube dos meus pais, do meu irmão mais novo e depois do meu namorado e marido. Ouvia-os gritar e sonhar por vitórias enquanto me mandavam ir dar uma volta e estar calada.

Fui mãe muito cedo e os meus filhos nasceram e cresceram com o” FCP DO PINTO DA COSTA”. Foi com eles (e com o senhor como Presidente) que aprendi a ver futebol e a ser Portista. Comecei como “atenta ouvinte de programas de futebol”, depois aprendi regras, fizeram-me desenhos e explicaram-me vezes sem conta o que era um fora de jogo… fizemos cadernetas, decorei o nome e número dos jogadores, acompanhei as novas aquisições.

Vi os meus filhos irem para a escola primária orgulhosamente vestidos com o equipamento do Porto, chuteiras de plástico nos pés pela rua fora. Vi-os voltarem contentes, joelhos esfolados, com cromos de futebol ganhos no concurso da tabuada… Fiz bolos de anos com relvados, balizas e bonequinhos.

Vi-os partir para Erasmus com os cachecóis, e mais uma vez com os equipamentos do FCP, tudo bem espalmado nas mochilas, “pode ser que dê para umas futeboladas”.

Já com idade para ter juízo fui com eles ao estádio do Porto e com eles gritei e saltei como se fosse da mesma idade.

Por tudo isso muito obrigada, por nos ter dado, a mim e ao meu marido, o enorme prazer de ver os nossos filhos contentes aos saltos pela casa fora, de lhes ouvirmos as gargalhadas, de partilharmos com eles emoções e alegrias simples da vida, e de lhes ter permitido acreditar que é bom e possível ganhar, mesmo abanando os poderes instalados.

Obrigada pelos serões em família, avós, pais, netos, tios, primos amontoados nos sofás e espalhados pelo chão, agarrados aos cachecóis, olhos fechados e aos gritos pelo Baía!

Obrigada pela humanidade destes momentos, por estas pequenas coisas, que nos compensam de tantas outras que correm menos bem, e que farão sempre parte das nossas memórias.

Por tudo isto estamos todos consigo neste momento!


Wednesday, June 4, 2008

selvagem é o vento | da Caroline


Caroline Henderson | Wild Is The Wind 2007

Semana ventosa, estava prometida, selvagem como é devida à vida e aos prazeres que se ouvem.
Mais de 40 anos separam os diversos ventos que a mudança registou, mas, não se espante, tonto, o inocente, pois a cada voz se reconhecerá a diferença sem desqualificar. É assim o mundo, feito da excelência diversa.

Tuesday, June 3, 2008

a sementeira do David | o vento procurado


David Bowie | Wild Is The Wind

Entre os selvagens ilustrados, ocupa o seu lugar com os ilustres, este camaleão [como o dizem] que faz o que lhe compete com competência: sabe escolher o vento de feição.

Monday, June 2, 2008

o vento semeado pela Nina | doce selvajaria


NINA SIMONE sings on west 14th st nyc
: wild is the wind | 1959

A semana que deu à costa, com birdland, promete soprar os anunciados ventos. A ouvir vamos.

Sunday, June 1, 2008

boletim da metereologia


Weather Report | Birdland

Hoje, porque o primeiro dia da semana também é mês novo, domingo de ensolaramentos variados, as memórias vão esvoaçando sem dor.

Requisita-se ao boletim o prenúncio do tempo que se deseja: dos ventos semeados colher-se-ão os sons, diversos, unidos, unos, selvagens, cultivados, cultos. Mistura rica feita da etéreo material bruto, esse movimento que quando respirado é apenas invisível, vital. A semana se ouvirá.