Friday, April 13, 2007

triskaidekaphobico?

paraskavedekatriaphobico | friggatriskaidekaphobico ?
treze é apenas um número natural [diz-me a minha preferência racional]

quanto à sexta nada diviso que a contraste com qualquer outro dia da semana - é, apenas por ordem, o sexto na série de sete - nos dias que correm ou num qualquer passado memorável. Quanto à feira é prática que remonta desde a segunda [e se confina a algumas geografias onde a língua se afastou dos astros] parece não contar para a azarada coincidência do dia com o número.
Fica então a sexta apenas com a sua febre de fim de obrigação e começo de festa. Resta [nada tendo de relevante quanto ao dia] tentar o número e presumir especificidade quando se alinham. Sexta seja pois 13.

Sexta e 13, por especulação, podem até dar uma margem de música – pois a sexta como intervalo musical de seis notas encontra-se, relativamente ao som fundamental, no harmónico décimo terceiro da série dos harmónicos – e pouco mais. Os harmónicos são os múltiplos inteiros das frequências fundamentais a que musicalmente corresponde um som preciso: uma das conhecidas notas do dó-ré-mi-fá-sol-lá-si. Daqui vai um passo ao relacionado conceito clássico de harmonia. E deste bem se vê que da enguiçada sexta 13 se encontrou pretexto de forçar o passo para a arquitectura.



Marcus Vitruvio Pollio
ainda que entre o engenheiro e o arquitecto, tendo-se decido por este [da ordem pois honorário se bem que por direito próprio] quanto à música não tem
dúvida porque a dá por fundadora. E roga também não esquecer a sorte e os azares de que a arquitectura se deve precaver.

No comments: