Tuesday, June 19, 2007

mudar mudar : a vida a cidade

Voltando ao serão previno que ao escaldado gato serão em família é conversa de desconfiar sobretudo se patrocinado por instituição corporativa [ainda que os tempos tenham mudado, nunca se sabe…]. Serão para trabalhadores que se querem a fazer cidades serões sempre serão.



Reparo que o meu exemplar valia o que valia à data e ainda vale hoje. Foi quase a partir dele que soube do NP que conheci mais tarde e melhor. Confesso a simpatia pelo seu modo de pensar a cidade [então como agora?] que chegaria com a democracia para a cidade que havia de patrocinar. Lembro-me [e já lho referi que se havia esquecido] duma inesquecível sessão no escritório onde eu então trabalhava, na companhia de Arménio Losa e Jacinto Rodrigues, com o Anatole Kopp. [75? Talvez]

Um par de horas mais tarde quando N.Portas se abriu para fechar o ciclo referiu companheiros de A. Kopp [Paul Chemetov, Henri Lefebvre] para situar a sua arquitectura d'a cidade como arquitectura. Nesses tempos tínhamos que acompanhar os dotes que de há muito se haviam querido para prendar: tocar piano e falar francês. De facto a referência a Espaces et Sociétés não demoraria, assim como à sociologia, à antroplogia e outras transversalidades que ao então exigiu o modo.



2 comments:

AM said...

menino prendado :)

p.BdeA said...

Touché...[isto foi em francês]@8-)